Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) decidiu ajustar as estruturas curriculares de todos os seus Cursos de 1.º e 2.º ciclo, bem como de Mestrados Integrados, no sentido de enriquecer a formação atualmente ministrada com competências complementares, comuns a todos os estudantes, aproveitando ainda para uniformizar o número de créditos ECTS das várias unidades curriculares, a partir do ano lectivo de 2012/2013.

Através do mencionado ajustamento, materializar-se-á o que se designa por “Perfil Curricular FCT”, ou seja, um conjunto de características transversais a todos os cursos que, à semelhança das grandes Escolas internacionais, deverá constituir uma marca diferenciadora da Faculdade (FCT), decorrente da qualidade e da atualidade das novas competências a transmitir.

Aproveitando as alterações determinadas pela adoção do “Perfil Curricular FCT”, optou-se por atualizar a oferta de perfis do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, para facilitar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, tendo também em atenção os resultados da avaliação do funcionamento, ao longo de cerca de seis anos, da oferta em vigor até ao ano lectivo de 2011/2012. Assim, o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente da FCT contempla, a partir do ano lectivo de 2012/2013, dois perfis curriculares - Engenharia de Sistemas Ambientais e Engenharia Sanitária.

Esta nova proposta determinou uma reorganização dos ECTS inerentes a cada área científica, sendo que a área científica predominante do curso, Engenharia do Ambiente, se mantém a mesma. Importa referir que a reorganização em análise não representa a supressão de matérias curriculares, mas apenas uma reclassificação de algumas unidades curriculares, que passaram a ser consideradas como pertencentes à área científica de engenharia do ambiente, por se considerar mais adequado ao novo modelo organizativo.

Condições de acesso

Plano Curricular - Perfil de Engenharia de Sistemas Ambientais