Faculdade

Notícias

DCEA participa nas XXI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

20-03-2014

O DCEA participou recentemente nas XXI Jornadas de Pedagógicas de Educação Ambiental realizado no Faial, Açores de 13-17 de Março e organizada pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e pelo Observatório do Mar dos Açores.

Estas jornadas permitiram a partilha de ideias e práticas na promoção da educação ambiental e reuniram mais de 160 especialistas originários de quatro países incluindo Portugal. Neste contexto, e por convite da ASPEA, foram apresentados pela Professora Lia Vasconcelos os projetos Marlisco e MARGov desenvolvidos por equipas do DCEA da Faculdade de Ciências e Tecnologia. O Marlisco (que visa a consciencialização e educação ambiental no Lixo Marinho nos Mares Europeus – www.marliscoportugal.org & www.marlisco.eu) integrou a mesa redonda Fazer a diferença pelos Oceanos – uma proposta educativa. Os resultados e desenvolvimento do projeto MARGov (http://margov.isegi.unl.pt) foram apresentados no Espaço Forum – Projetos de Inovação e Responsabilidade Social e Ambiental.

A Professora Vanice Selva que está presentemente de visita ao Departamento teve também oportunidade de apresentar a comunicação Subsídios à Elaboração de Programas e Projetos de Educação Ambiental. As Professoras Lia Vasconcelos e Vanice Selva, com a colaboração da Engª. Sueli Ventura que esteve ativamente envolvida nos trabalhos das Jornadas, asseguraram ainda um curso de curta duração intitulado Educação Ambiental Emancipatória – metodologias participativas, que decorreu no dia 17 de Março na Fábrica da Baleia da Horta, Faial e contou com 25 participantes.