DCEA participa no Encontro Anual dos Presidentes das Escolas de Planeamento da AESOP

10-03-2014

O DCEA participou (Lia Vasconcelos) no Encontro Anual dos Presidentes das Escolas de planeamento da Association of European Schools of Planning – AESOP realizado na Universidade de Lisboa de 7-9 de Março. A AESOP é uma associação internacional na educação e investigação em planeamento, criada em 1987.

Tem cerca de 150 membros, incluindo a Universidade Nova de Lisboa. Promove o debate alargado de currículos de ensino e investigação em planeamento. Além da nossa universidade esteve também presente a Universidade de Lisboa com representantes do Instituto Superior Técnico, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e Faculdade de Arquitetura, organizadores do Encontro. Durante os trabalhos os diversos grupos abordaram temas diversificados, tais como Investigação em Ação, Reconhecimento Europeu dos Programas em Planeamento, Plataformas Digitais Europeias. Foi também divulgada a iniciativa de criar o InPlanning uma plataforma digital editorial em rede a ser disponibilizada nas várias línguas que, a verificar-se, será uma inovação muito promissora. Aproveitamos para referir que o Congresso Anual da AESOP vocacionado para o planeamento nacional, regional e local ao nível Europeu, será este ano da responsabilidade das Universidades de Utrecht e Delft e decorrerá em Julho tendo sido já selecionados mais de 800 comunicações das cerca de 1200 submetidas.