Faculdade

Notícias

Workshop Participativo ─ Indicadores e Escalas de Desempenho de Sustentabilidade no Sector Público

08-04-2014

No seguimento de vários trabalhos de investigação realizados na área da avaliação e gestão ambiental em organizações públicas, a equipa do CENSE, Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), em parceria com o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL), está presentemente a coordenar o projeto de investigação “SPS – Modelo de Avaliação de Desempenho e Benchmarking de Sustentabilidade do Sector Público”.


O principal objetivo do projeto SPS é a construção, e aplicação ao caso português, de um modelo de avaliação de desempenho da sustentabilidade do sector público, não apenas a nível operacional, mas também a nível estratégico. Poderá encontrar mais informação sobre o projeto SPS no seguinte sítio da Internet:  http://sps.isegi.unl.pt/


No âmbito deste projeto, realizou-se uma seleção preliminar de indicadores de desempenho para avaliar a sustentabilidade de organizações públicas. No seguimento dessa etapa, realizou-se no passado dia 28 de Março um Workshop Participativo para a validação da lista final de indicadores e definição das respetivas escalas de normalização (conversão para uma escala comum de sustentabilidade). O Workshop foi dividido em duas partes: (I) validação da lista de indicadores de sustentabilidade para avaliação de desempenho do sector público; e (II) definição de valores de referência para posterior normalização dos indicadores numa escala comum de sustentabilidade. Os trabalhos relativos à segunda parte decorreram em grupos temáticos, onde os participantes foram organizados consoante a área de especialidade.


O Workshop decorreu nas instalações do ISEGI-UNL e contou com a participação de especialistas em diferentes dimensões da sustentabilidade (ambiental, económico e social), bem como especialistas em organizações do sector público.