Faculdade

Notícias

GALARDOADO COM O 2º LUGAR DO PRÉMIO CAP

04-11-2014

O Projeto Disseminação de boas práticas para a biodiversidade na aplicação de compromissos agro-ambientais, financiado pelo Programa da Rede Rural Nacional, ficou em 2º lugar no Prémio CAP Communication Awards 2013, na categoria ‘Communication to stakeholders’ da Comissão Europeia (Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural).

Esta distinção visa reconhecer os melhores e mais inovadores projetos na área do Desenvolvimento Rural e Politica Agrícola Comum em três categorias – Comunicação com as Partes Interessadas (stakeholders), Comunicação com o Público e Comunicação Inovadora.

A cerimónia de atribuição dos prémios decorreu dia 9 de Dezembro de 2013, na Comissão Europeia, em Bruxelas. Selecionados previamente por um júri independente, composto por um painel de peritos nas áreas da comunicação, inovação, desenvolvimento rural e jornalismo, os três finalistas de cada categoria tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos para uma audiência internacional de especialistas. No final das apresentações, estes votaram para determinar a classificação final dentro de cada categoria.

O projeto da Liga para a Proteção do Ambiente (LPN) foi desenvolvido em parceria com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e uma equipa de investigadores da FCT. Neste âmbito, foram realizados Workshops com os agricultores em cinco regiões-chave de Portugal (Cadaval, Torre de Moncorvo, Castro Verde, Évora e Castelo Branco), para avaliar a perceção das medidas agro-ambientais e obter uma melhor compreensão das suas limitações. A equipa das Sessões Participativas foi liderada pela Profª. Lia Vasconcelos do Departamento de Engenharia do Ambiente da FCT contando com a Dr.ª Úrsula Caser como facilitadora, a Engª. Sueli Ventura estudante do Programa de Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (DCEA da FCT) como relatora e ainda com a Eng.ª Albertina Raposo Instituto Politécnico de Beja. Um manual de boas práticas agrícolas para a biodiversidade foi publicado e disseminado, tendo como objetivo contribuir para o conhecimento da relação dos recursos naturais e da biodiversidade na agricultura, divulgado num Seminário, inserido na 50ª Feira Nacional de Agricultura onde o projeto foi apresentado.