Faculdade

Notícias

Vulnerabilidade e Gestão do Risco Costeiro – que soluções para a Costa da Caparica ?

07-04-2015

No próximo dia 10 de abril de 2015 pelas 18h, vai decorrer no CMIA –Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica (junto ao Jardim Urbano da Costa da Caparica) um encontro sobre “Vulnerabilidade e Gestão do Risco Costeiro – que soluções para a Costa da Caparica ?”

Pretende-se abordar as bases para uma nova “Estratégia para a Zona Costeira de Portugal em Cenários de Alterações Climáticas”. A gravidade dos estragos causados nos temporais ocorridos em janeiro, fevereiro e março de 2014, exige a intervenção urgente do Estado e uma profunda reflexão sobre a gestão da zona costeira.

Na sequência do Despacho n.º 6574/2014 do Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, foi criado um Grupo de Trabalho para o Litoral (GTL), tendo sido recentemente concluído e apresentado o seu relatório. Esta sessão tem como objetivo principal dar a conhecer os fundamentos e as conclusões do referido relatório e quais as implicações nas opções de gestão e defesa da orla costeira a serem tomadas para a Costa da Caparica.

A Apresentação do relatório final do GTL será enquadrada por duas apresentações sobre galgamentos e zonas ameaçadas pelo mar no litoral Atlântico de Almada e pela apresentação de um projeto de restauro dunar nas dunas de São João.

Estão todas e todos convidados a participarem.

Consulte o programa aqui