Faculdade

Notícias

Microarte em Ciência - Exposição de microfotografia de organismos aquáticos

24-07-2015

A partir de dia 28 de Julho, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, recebe a exposição Microarte em Ciência. Esta exposição estará patente até ao dia 11 de Outubro.  

Microarte em Ciência é uma exposição destinada à divulgação da Histologia (o estudo dos tecidos biológicos) perante o grande público. Nasceu da iniciativa de um grupo de investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que decidiu seleccionar um pequeno conjunto de imagens de entre milhares que têm sido fotografadas no microscópio do seu laboratório. Nesta pequena amostra, as verdadeiras estrelas são os organismos aquáticos, principalmente marinhos, que, para além do seu inestimável contributo para a ciência da preservação do ambiente marinho, providenciaram também imagens cuja beleza de alguma forma se pode aproximar de “arte”.  

Sobre os autores: M. Martins e P. M. Costa são investigadores do MARE, pólo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, desenvolvendo a maior parte do seu trabalho no campo da Toxicologia Ambiental. Pedro M. Costa é especializado em histologia e histopatologia, contando várias dezenas de publicações neste domínio. Colabora com várias instituições nacionais e internacionais e tem vindo a formar novas gerações de histologistas.  

Apoios: MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, FCT/UNL – Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (no âmbito do projecto UID/MAR/04292/2013), STABvida.  

Web: http://www.museus.ulisboa.pt

http://www.mare-centre.pt/pt/media-pt