1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre Modelos e Práticas de Sustentabilidade

13-11-2015

A International Sustainable Development Research Society (ISDRS) tem o prazer de anunciar o 1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre Modelos e Práticas de Sustentabilidade que decorrerá em Lisboa, Portugal, no Campus da Caparica (Campus da FCT-UNL), nos dias 11 e 12 de julho de 2016, em associação com a 22ª conferência Anual da ISDRS. Este evento é organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).

Esta iniciativa pretende promover o envolvimento de diferentes intervenientes brasileiros e portugueses (académicos, instituições públicas, empresas, organizações não governamentais, entre outros) na área do desenvolvimento sustentável, usufruindo das sinergias com as atividades desenvolvidas pela ISDRS, incluindo a respetiva conferência anual. A língua de trabalho será o Português.

Os temas principais do Simpósio serão os seguintes

1. Ciências do Desenvolvimento Sustentável
2. Pressões e Limites dos Ecossistemas
3. Alterações Climáticas e Energia
4. Uso do Solo Sustentável e Cidades Sustentáveis
5. Sustentabilidade Corporativa e Inovação
6. Sociedade e Sustentabilidade
7. Instituições e Estruturas de Governança para o Desenvolvimento Sustentável

Incluem-se também os seguintes temas especiais:

A. Políticas e Modelos Adaptativos para a Sustentabilidade em Contextos de Mudanças
B. Oceanos e Sustentabilidade Marinha: Inovação e Gestão
C. Partilha do Conhecimento na Área da Sustentabilidade: dos Indivíduos aos Países
D. Perspectivas Africanas sobre os Desafios do Velho e do Novo Mundo para o Desenvolvimento Sustentável

Investigadores de Portugal e do Brasil estão convidados a apresentar os seus trabalhos através da submissão inicial de resumos, contribuindo para o debate que decorrerá neste evento. Pode encontrar toda a informação relevante em http://www.isdrsconference.org/page/68/o-simpsio/. Apresentações orais e posters serão aceites e sujeitas a um processo de revisão para publicação no livro de atas do evento. A data limite para a submissão de resumos é dia 15 de dezembro de 2015. Poderá submeter o seu resumo através do sistema Ex Ordo (ser-lhe-á solicitado que crie primeiro uma conta), que está integrado com o site da 22ª conferência da ISDRS: http://www.isdrsconference.org/page/46/chamada-de-trabalhos/.
Posteriormente, artigos da conferência e do simpósio Luso-brasileiro poderão vir a ser publicados em um dos três números especiais das revistas científicas indexadas, associadas ao evento: Sustainable Development, Journal of Cleaner Production e Journal of Environmental Assessment Policy and Management.

Para esclarecimento de dúvidas, por favor contacte-nos através dos seguintes endereços:

Secretaria em Portugal: Conceição Capelo
e-mail: lusobrasileiro.isdrs2016@campus.fct.unl.pt; Telefone: +351 212 947 856
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Universidade NOVA de Lisboa.
Campus Caparica, 2829-516 Caparica, Portugal

Secretaria no Brasil: Vera Silveira
e-mail:  modelos@iee.usp.br; Telefone: +55 11 3091-2597
Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental, Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Universidade de São Paulo (USP)
Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289. São Paulo - Brasil - CEP: 05508-010

Por último, gostaríamos de lhe solicitar a divulgação desta chamada de trabalhos pelas suas redes de contactos, podendo incluir o poster que junto enviamos em anexo.

Ao esperar ter o prazer de os encontrar em breve em Lisboa, apresentamos os melhores cumprimentos,

Tomás Ramos
Co-Coordenador do 1º Simpósio-brasileiro-ISDRS