CENSE e NOVA LINCS (FCT NOVA) na apresentação final do projeto HIDRALERTA

08-03-2016

HIDRALERTA é um sistema de previsão de situações de emergência em áreas costeiras ou portuárias e foi desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação conjunto do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)-coordenação, da Universidade dos Açores e da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA e FCSH NOVA).

Permite prever, a 72 horas, situações de emergência em áreas costeiras ou portuárias, devido a condições meteorológicas e marítimas adversas e envia mensagens de alerta para as autoridades competentes, sempre que possa estar em causa a segurança de pessoas, bens ou atividades desenvolvidas localmente.

Pela FCT NOVA integram a equipa o investigador José Carlos Ferreira do grupo Socio-Ecological Systems and Sustainability do CENSE (Centre for Environmental and Sustainability Researche) e Fábio Cardona, investigador da FCSH/FCT NOVA, que desenvolveram a metodologia para cálculo de perigosidade e risco de galgamentos e estratégias de adaptação para a Costa de Caparica (Almada).

Pela NOVA LINCS integram a equipa a investigadora Armanda Rodrigues (Multimodal Systems) e André Sabino, aluno de doutoramento DI-NOVA, que são responsáveis pelo desenvolvimento dos protótipos associados aos casos de estudo do porto da Praia da Vitória (ilha Terceira) e da Costa de Caparica (Almada).

Os principais resultados do projeto HIDRALERTA foram apresentados numa sessão pública que teve lugar no dia 16 de Fevereiro no campus da Universidade dos Açores (Angra do Heroísmo, Ilha Terceira), contando com a presença de representantes do Governo Regional dos Açores, Câmara Municipal da Praia da Vitória, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Portos dos Açores S.A., Serviço Regional de Proteção Civil e dos Bombeiros dos Açores.