Faculdade

Notícias

Apresentação do projeto “Teste a equipamento para medição da humidade em tempo real em fardos de embalagens de papel/cartão”.

05-07-2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 30 de Junho realizou-se, no auditório da biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), uma sessão de apresentação dos resultados do projeto de I&D designado por “Teste a equipamento para medição da humidade em tempo real em fardos de embalagens de papel/cartão”.

O projeto, da responsabilidade da Professora Doutora Ana Silveira, docente da FCT/UNL, foi financiado pela Sociedade Ponto Verde (SPV), e a apresentação pública dos resultados contou com a presença dos Sistemas de Gestão de Resíduos (SGRU) e Retomadores de embalagens de papel/cartão. A sessão de boas vindas contou com a presença do Sr. Diretor da FCT/UNL, Professor Doutor Fernando Santana, a que se seguiu uma apresentação sobre o papel da SPV na garantia de qualidade para a reciclagem do papel/cartão no SIGRE, feita pelo Eng. João Letras, Diretor do Departamento de Gestão de Resíduos da SPV.

O principal objetivo do projeto foi testar um equipamento para medição da humidade de fardos de embalagens de papel/cartão alternativo à medição da humidade em estufa. Para tal efetuaram-se 23 campanhas de amostragem, entre SGRU e Retomadores, analisaram-se 62 fardos de embalagens papel/cartão, mais de 50 toneladas de material, fizeram-se mais de 5000 medições com o equipamento testado, secou-se em estufa cerca de 300 quilogramas de material. O funcionamento do equipamento em teste baseia-se no princípio de medição dielétrico, o que significa que a tensão elétrica aplicada ao material é proporcional à humidade. Os resultados mais significativos deste projeto de I&D foram o desenvolvimento de uma curva de calibração, a SNova, adaptada ao tipo de fardos de embalagens papel/cartão retomados para reciclagem em Portugal bem como um procedimento de utilização do equipamento adaptado às condições de medida. Os resultados deste projeto permitem tornar mais fácil e rápido o controlo da humidade dos fardos de papel/cartão e, tratando-se de um método não destrutivo, tem a vantagem de permitir a rastreabilidade da humidade dos fardos na cadeia de valor.