Faculdade

Notícias

O projeto 4KET4Reuse validará quatro tecnologias facilitadoras para a eliminação de contaminantes emergentes

10-11-2016

Nos dias 20 e 21 de outubro teve lugar a reunião de lançamento do projeto, desenvolvido no âmbito do programa Interreg SUDOE V-B e cofinanciado pelo FEDER, contando com a participação de parceiros espanhóis, franceses e portugueses.



Num cenário de crescente escassez de água, qualquer ação destinada a valorizar novos recursos hídricos e/ou a protegê-los é particularmente importante. A reutilização de efluentes de estações de tratamento de águas residuais tornou-se, nos últimos anos, um eixo estratégico e prioritário na gestão dos recursos hídricos a nível europeu.

Na última década, tem-se desenvolvido uma vasta gama de tecnologias de tratamento de forma a obter efluentes de maior qualidade e com maior abrangência de reutilização. No entanto, muitas destas tecnologias não são capazes de remover certos contaminantes: os chamados emergentes. Estes contaminantes, como por exemplo os fármacos e os seus metabolitos, têm despertado especial preocupação devido à sua grande atividade biológica e natureza não biodegradável, o que poderá resultar na sua bioacumulação na cadeia alimentar.

O principal objetivo do projeto 4KET4Reuse consiste na validação de quatro tecnologias facilitadoras para a remoção destes contaminantes emergentes em águas tratadas e a sua promoção no mercado do espaço SUDOE. Estas tecnologias foram previamente testadas em centros de investigação a diferentes escalas. As três regiões participantes e as tecnologias que fornecem são:
• Andaluzia (Espanha), com sistemas de filtração baseados em argilas modificadas (nanomateriais) e sistemas bioeletrogénicos.
• Languedoc-Roussillon (França), com sistemas baseados em fotocatálise.
• Lisboa (Portugal), com sistemas baseados no processo eletrocinético.

4KET4Reuse pretende posicionar estes processos inovadores num lugar próximo do mercado, quebrando as barreiras entre a investigação académica e o setor da água e promovendo a criação de emprego no espaço SUDOE. Para tal, não só se desenvolverão ações-piloto em três regiões (TRL 5-6) como também se promoverá a participação ativa dos principais agentes da hélice quádrupla, incluindo o as administrações públicas e a sociedade civil, através de oficinas de transferência de resultados.

Com um orçamento de 1,3 milhões de euros (75% financiados através de fundos FEDER), 4KET4Reuse reúne centros de investigação, centros de promoção e transferência de inovação, PMEs e associações do setor da água, com uma vasta experiência e conhecimento na área do tratamento de águas e no desenvolvimento de negócio e comunicação. O consórcio é coordenado pelo CENTA (Espanha) e é composto por beneficiários de Espanha (CISC-IRNAS e Nanoelectra S.L.), França (IRD) e Portugal (FCT-UNL e Madan Parque). De igual modo, conta ainda com o apoio de parceiros associados em Espanha (ASA-Andaluzia), França (Bio-UV, Transferts LR) e Portugal (Águas de Lisboa e Vale do Tejo).

4KET4Reuse começou no passado 1 de Setembro e tem uma duração total de 36 meses. Durante os dias 20 e 21 de outubro celebrou-se a jornada de abertura do projeto nas instalações da CENTA (Carrión de los Céspedes, Sevilha). Nela participaram todas as entidades beneficiárias e foram estabelecidos os mecanismos e procedimentos para arranque do projeto 4KET4Reuse. As primeiras atividades do projeto são destinadas a definir uma estratégia comum para a validação das tecnologias facilitadoras nas regiões SUDOE participantes. Em paralelo, serão postas em prática as ferramentas para garantir a correta gestão do projeto assim como a divulgação dos principais resultados.

4KET4Reuse é financiado pelo Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu (Interreg Sudoe), aprovado pela Comissão Europeia a 18 de Junho de 2015. A informação reflete apenas o ponto de vista do autor e a Comissão não é responsável pelo uso que se faça da informação aqui contida.


Contactos:
Alexandra B. Ribeiro (abr@fct.unl.pt)
Nazaré Couto (md.couto@fct.unl.pt)