Divulgação de Investigação

INTERREG EUROPE: Projecto REMIX (PGI02400) (Janeiro 2017 – Agosto 2019)

Enquadramento e Problemática: O projecto REMIX – Regiões Mineiras Europeias Verdes e Inteligentes centra-se no desenvolvimento de estratégias eco-inovadoras para Indústria Mineira. O REMIX pretende estimular as regiões mineiras europeias (como é o caso da região Centro) a desenvolverem estratégias regionais para uma implementação de projetos mineiros mais eficientes que salvaguardem o ambiente e promovam simultaneamente o crescimento de emprego através do fomento do envolvimento de PMEs. Neste âmbito pretende-se que se melhorem as políticas a nível regional que promovam a ecoinovação. No caso de Portugal, o projeto centra-e na articulação de policitas regionais (concretamente o Programa Operacional Centro2020 OP, objetivo temático 1 – Reforço da Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; Prioridade de Investimento 1.2, em particular transferência de conhecimento para o sector empresarial) com o Plano Geológico Nacional (Secção a), permitindo melhorias futuras no sistema de governança da Região Centro, em particular no que se refere ao desenvolvimento das bases para a promoção do apoio a projetos eco-inovadores que promovam a exploração das “damps e tailings”. Este projeto tem particular interesse a nível Europeu já que na, Região Centro, se encontram minérios listados na lista de matérias primas raras das quais é Europa é criticamente dependente.

Regional Council of Lapland (FI)
Agency of Innovation, Business Financing and Internacionalization of Castilla-Leon (SP)
Joensuu Regional Development Company (FI)
Marshal’s Office of Lower Silesian Volvodeship (PL)
Montauniversitat Leoben (AT)
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (PT)
Ministry of Industry and Trade of the Czech Republic (CZ)
The University of Exeter (UK)
National Technical University of Athens (GR)
The Freiberg Geocompetence Center (GE)

Contact:  Alexandra Ribeiro (abr@fct.unl.pt)
Link REMIX www.interregeurope.eu/remix

O SEAS – Ocean and Coastal Research Group, está direccionado para a temática das zonas costeiras e do mar, tendo como objectivo divulgar o trabalho de investigação científica desenvolvido nesta instituição, numa plataforma de acesso fácil a todos os utilizadores. A importância do trabalho elaborado ao longo dos anos pela comunidade científica faz deste Departamento um pólo gerador de oportunidades e de futuros projetos. Capazes de mostrar à comunidade científica nacional e internacional que o futuro passará pela intervenção imediata das zonas costeiras e do mar, e do seu aproveitamento físico e económico, esta plataforma visa mostrar as oportunidades que os projetos elaborados estão a dar a estas áreas.