Alunos do MIEA visitam os “Telhados Vivos” da ETAR de Alcântara

02-06-2016

Alunos e MIEA visitam os Telhados Vivos da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Alcântara.

A ETAR de Alcântara, em Lisboa, está construída sob um telhado vivo, uma cobertura verde com cerca de dois hectares, permitindo esta solução diminuir o impacto paisagístico da existência de uma ETAR de grandes dimensões (construção em betão), no meio da cidade, junto a um Parque Florestal, beneficiando ainda de um bom isolamento térmico e acústico e da diminuição da área impermeável às águas pluviais, contribuindo desta forma para uma atenuação das cheias.

Este telhado diminui ainda o aquecimento global, pois absorve os raios solares que refletiriam, aquecendo o ar atmosférico. Ao mesmo tempo as plantas sintetizam o CO2 do ar, convertendo-o em oxigénio através da fotossíntese.

Esta iniciativa está integrada na disciplina de Planeamento de Infraestruturas Verdes e Ordenamento do Litoral l (PIEVOL).