Maria Júlia Fonseca de Seixas

Centro de Investigação

CENSE - Center for Environmental and Sustainability Research

Biografia

Júlia Seixas é Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Lecciona há mais de 25 anos temas das áreas da Detecção Remota em Ambiente, e Energia e Alterações Climáticas. Integra o grupo de investigação CENSE, onde coordena a linha Energia & Clima, dedicada à investigação de futuros de baixo carbono com recurso a ferramentas de modelação integrada, com ênfase para novas tecnologias energéticas, novos modelos de política e economia do carbono, e vulnerabilidade e adaptação dos sistemas energéticos a cenários futuros de alterações climáticas. É membro da comissão científica do Programa de Doutoramento conjunto UL-UNL em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, e participa nos Programas de Doutoramento em Estudos Globais (FCSH-UNL) e em Ambiente e Sustentabilidade (FCT-UNL), onde é responsável área de Energia e Alterações Climáticas. Tem mais de 50 publicações em revistas científicas internacionais, e tem coordenado estudos de suporte a política pública nacional (e.g. Programa Nacional de Alterações Climáticas, Roteiro Nacional de Baixo Carbono, O papel da tecnologia CCS na transição da indústria para uma economia de baixo carbono). É frequentemente convidada a falar em conferências sobre energia e alterações climáticas, sistemas energéticos sustentáveis, e economia verde. Júlia Seixas is Professor at the Faculdade de Ciências e Tecnologia of NOVA University of Lisbon. She teaches for more than 25 years in the fields of Remote Sensing of Environmental and Energy and Climate Change. She is a full member of CENSE research group, where she has coordinated the Energy & Climate research thematic line dedicated to low-carbon futures using integrated modeling tools, focusing on new energy technologies, new policy instruments and carbon economy, as well as vulnerability and adaptation of energy systems to future climate change scenarios. She is a member of the scientific committee of the PhD program set by University of Lisbon and NOVA in Climate Change and Sustainable Development Policies, and also participates in PhD programs in Global Studies (FCSH-UNL). She has over 50 publications in international scientific journals, and has coordinated studies supporting the national public policy (eg National Climate Change Programme, National Low Carbon Roadmap, the role of CCS technology in the industry transition to a low carbon economy) . She is often invited as key speaker at conferences on energy and climate change, sustainable energy systems, and green economy.