Faculdade

Departamento

Recursos

O DCEA está dotado de um conjunto de laboratórios de apoio ao ensino e à investigação, com equipamentos e infraestruturas que suportam múltiplas áreas: Análises Químicas; Computadores; Ecologia e Biologia; Ecotoxicologia; Qualidade do Ar; Hidráulica; Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental; Solos e Poluição do Solo; Remediação; Tratamento de Águas, Águas Residuais e Resíduos. Os laboratórios acolhem estudantes e jovens investigadores interessados em desenvolver investigação. 

  O MARlab - Laboratório de Investigação e Avaliação de Risco Ambiental Marinho junta investigadores do MARE-NOVA para desenvolver investigação básica e aplicada em Ecologia, Toxicologia Ambiental e Avaliação de Risco. O MARlab tem 4 linhas de investigação: Ecotoxicologia e Avaliação de Risco, Dinâmica Biosedimentar de Zonas Costeiras, Lixo Marinho e Microplásticos, Biorremediação de Sedimentos Aquáticos. O MARlab inclui: uma sala de cultura de células; instalações certificadas pela Direção Geral de Veterinária para a realização de bioensaios com organismos marinhos, incluindo 4 salas de estabulação e salas para reprodução; dois laboratórios  equipados para investigação em Biologia e Toxicologia Marinha.

 

 

 

 

 

O RESOLUTION LAB é uma infraestrutura orientada para a investigação, criada por investigadores do CENSE e do LAQV. Desenvovle conhecimento analítico especializado e de valor acrescentado, instrumentação e metodologias de ponta para projectos de investigação e parcerias com instituições académicas externas e a indústria. Concentra a investigação nos efeitos dos elementos e compostos químicos na natureza - ar, água, solo, alimentos, cadeias alimentares, bioma, ecologia química, remediação ambiental, valorização de resíduos e recuperação de matérias-primas críticas. Utiliza cromatografia para o estudo e desenvolvimento de novas abordagens analíticas e otimização de métodos. promove a transferência para o utilizador final de métodos analíticos para caracterização qualitativa e quantitativa de matrizes ambientais, biológicas e alimentares complexas, ecologia química e solução de problemas no ambiente.

 

 

 

 


 

 

O Laboratório de Hidráulica Prof. Armando Lencastre, inaugurado em 16 de Outubro de 1996, que proporciona o apoio à docência do ensino nas áreas da hidráulica, hidrologia e gestão de recursos hídricos, e às actividades de investigação. O Laboratório encontra-se adequadamente apetrechado com equipamento diverso para o desenvolvimento de ensaios e de trabalhos práticos e dispõe de diversos equipamentos destinados à realização de trabalhos de campo. Este Laboratório inclui o espólio doado pelo Prof. Lencastre à FCT-NOVA, que pertencia à antiga Fundação Armando Lencastre.