Faculdade

Departamento

Missão

O Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA) da FCT NOVA foi criado em 1976. Sendo o primeiro a nível nacional, tinha por objetivo assegurar o ensino da Engenharia do Ambiente, pioneira no País e, em certa medida, no mundo. Ao longo dos últimos 40 anos, o DCEA acompanhou a evolução extraordinária da Engenharia do Ambiente, alargando o âmbito e as ferramentas que fornece, para responder a novos desafios com maior complexidade e escala.

Com um corpo docente de 36 professores doutorados, cerca de 70 investigadores, 10 técnicos e 4 colaboradores administrativos, o DCEA assume a investigação como um dos pilares do ensino e do conhecimento que promove, trabalhando diariamente para concretizar a sua missão:

Recentrar a Engenharia do Ambiente no Século XXI, como:

(i) competência central no mercado de trabalho,
(ii) motor de investigação, desenvolvimento e inovação,
(iii) promotora de mudanças societais.

Dotado de laboratórios de ensino e investigação, suportado por projetos de investigação nacionais e internacionais, e com a indústria e organismos de política pública, o DCEA assegura a formação de Engenheiros do Ambiente de elevada qualidade científica e técnica, preparados para o mercado nacional e internacional, numa vasta gama de funções e responsabilidades.