Faculdade

Departamento

Testemunhos

 

Ana Pinheiro
Senior Program Manager, Scientific Data at Amazon Sustainability

A minha experiência na Universidade Nova, no curso de Engenharia do Ambiente, foi determinante para a minha carreira profissional e pessoal. Para além da excelente formação académica, tive a oportunidade de fazer parte do grupo de investigacao, o GASA, que me expôs desde muito cedo aos métodos científicos de investigação, e me abriu os horizontes para o espaço internacional. O frequente acesso a ideas, tecnologia e investigadores de várias partes do Globo, estimularam a minha curiosidade e criaram oportunidades que me levaram a estudar em Inglaterra e mais tarde nos Estados Unidos. Para alem disso, na Nova fiz amizades e vivi experiências que ficarão para sempre no meu coração. Sem duvida, eu voltaria a fazer a mesma escolha!

 

Cláudio Duarte
Investigador

O ensino prático e completo que o DCEA da FCT-NOVA oferece aos seus alunos permitiu-me, desde cedo, explorar o mundo da investigação científica e académica. Graças a isso, estive já envolvido em diversos projetos científicos de áreas tão abrangentes, como as Alterações Climáticas, a Gestão do Litoral e a Educação e Sensibilização Ambiental, e descobri uma nova paixão: os Sistemas de Informação Geográfica. Quando entrei no Ensino Superior, ainda não sabia ao certo o que queria ser ou fazer. Mas uma coisa descobri: o DCEA dá-te as ferramentas para seres e fazeres aquilo que quiseres!

 

Clara Landeiro
Conselheira Técnica, ONU

Segui Engenharia do Ambiente pela aventura de poder explorar novas dimensões e caminhos ainda não totalmente traçados, numa altura em que a FCT acabava apenas de começar.. Foi uma escolha da qual nunca me arrependi :)  A NOVA aguçou-me o entusiasmo pela visão integradora, agilizou-me o pensamento crítico e acima de tudo deu-me uma sólida base interdisciplinar, a qual me permitiu mais tarde prosseguir os meus estudos e carreira profissional no estrangeiro, continuando a trabalhar em áreas de fronteira onde não há soluções padrão. A experiência valiosa de participar e liderar trabalho em equipa, que é hoje parte do meu dia-a dia profissional, construia-a primeiro com colegas e professores da FCT, os quais continuam a ser parte de uma network fantástica que perdura há mais de quarenta anos.

 

Frederico Miguel Claro Pisco
Responsável Corporate Gestão de Energia, The Navigator Company

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, por ser desde sempre uma referência no curso de Engenharia do Ambiente, foi para mim uma escolha natural. Para além dos professores reconhecidos, bons conteúdos programáticos e de um excelente campus universitário, o curso de engenharia do ambiente proporciona aos seus alunos uma visão atual e transversal da área, permitindo a cada um direcionar posteriormente o rumo que quer dar ao seu percurso profissional. Uma abordagem pragmática à profissão, que não se esgota em manuais ou modelos teóricos, priveligiando o desenvolvimento de competências que são muito úteis para o futuro. Para mim uma referência e uma escolha que voltaria a fazer.

 

 
Ivone Pereira Martins
Coordenadora Estratégica - Sustentabilidade Urbana, Agencia Europeia do Ambiente, Copenhaga


Escolhi Engenharia do Ambiente porque me pareceu na altura um curso perfeitamente inovador (diria mesmo revolucionário) e adequado aos desafios que pensava serem os que desenhariam o futuro. Há 40 anos o ensino então ministrado foi diversificado tocando não só as questões técnicas ambientais mas aspectos sociais e económicos, o que vieram a ser mais tarde os pilares do desenvolvimento sustentável. A integracao de saberes foi complementada pela prática generalizada do trabalho em equipa, fundamental nos dias de hoje. Os colegas de então, e muitos dos que se seguiram, fazem parte da "minha" rede de peritos ainda hoje! Todos estes aspectos foram cruciais no meu percurso profissional.

 

Sara Goulartt
Diretora Adjunta, Clima & Ambiente, EDP - ENERGIAS DE PORTUGAL SA

Estudar na Nova foi uma primeira escolha e moldou a minha vida pessoal e profissionalmente. Reunia um conjunto de professores que queriam fazer a diferença, tanto na ciência como na relação entre professor e aluno. Estavam sempre disponíveis. A distância à cidade tornou-nos mais próximos, amigos e compinchas.O curso de Engenharia do Ambiente da Nova é o mais antigo do país e deu-nos uma competência que reconheço pouco à minha volta: uma visão holística e equilibrada da relação do homem com o mundo natural que o rodeia. Aprendemos a entender e facilmente reconhecer a complexidade do meio em que vivemos, da nossa dependência de um ambiente saudável e da responsabilidade que temos em assegurar a sua sobrevivência.