Faculdade

Investigação

MARE

MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora e holística, concentrando grande diversidade de valências, capacidades e meios, tendo uma implantação territorial de âmbito nacional, desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com centros de investigação nacionais e internacionais.

O MARE conjuga conhecimentos numa abordagem científica e tenológica a todos os tipos de ecossistemas aquáticos, desde bacias hidrográficas, estuários e zonas costeiras, ao oceano aberto e mar profundo, num contexto de alterações globais e regionais e de impactes antropogénicos cumulativos.

MARE compreende 8 polos, com mais de 450 investigadores distribuídos por três Grupos de Investigação: Bacias Hidrográficas, Estuários e Zonas Costeiras e Oceano e Mar profundo e está classificado como ‘excelente’ pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O Polo MARE-NOVA, na FCT-NOVA tem como principal objectivo a excelência no estudo dos ecossistemas aquáticos e a disseminação do conhecimento para apoiar as políticas de desenvolvimento sustentável. 

MARE-NOVA tem desenvolvido actividades de investigação de reconhecida qualidade. Dispõe de laboratórios totalmente equipados – ecologia marinha, toxicologia e biotecnologia, além de instalações para cultura e bioensaios com organismos marinhos. Os membros da equipa MARE-NOVA têm coordenado e colaborado em numerosos projectos de I&D, internacionais e nacionais

Adicionalmente, MARE-NOVA tem estado activamente envolvido no suporte à actividade regulatória, por exemplo, participando no grupo de trabalho EU COAST no âmbito da implementação da Directiva Quadro da Água, em grupos de trabalho estabelecidos pela NOAA para abordar aspectos de eutrofização nos EUA e na implementação da Directiva de Estratégia Marinha em Portugal.

O desenvolvimento de actividades de comunicação de ciência dirigidas ao grande público, incluindo divulgação técnica e científica nos media, são aspectos que os investigadores do MARE-NOVA têm procurado privilegiar.
 
http://www.mare-centre.pt/pt