03-06-2025
Entre os dias 26 e 28 de maio, os alunos do Mestrado em Recursos Vivos: Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Nova de Lisboa- Faculdade de Ciências e Tecnologia realizaram várias atividades de campo.
No âmbito da disciplina de Governança Azul, os estudantes visitaram associações de pesca artesanal em Setúbal (SETUBALPESCA, organizado por Daniel Ferreira) e Sines (AAPSACV, organizado por Dina Baião). Nas duas reuniões tiveram a oportunidade de ouvir a perspetiva de pescadores e colocar perguntas sobre questões de governança, como os problemas da pesca local (caso da pescaria do salmonete) e do relacionamento com áreas protegidas (caso do PMLS em Setúbal e PNSACV em Sines).
No âmbito da disciplina de Métodos Laboratoriais e de Campo os estudantes estiveram a desenvolver trabalhos de campo, utilizando diversas metodologias de monitorização da zona entre marés e a fazer um levantamento da biodiversidade marinha local, em colaboração como investigadores do Laboratório de Ciências do Mar (Ciemar) da Universidade de Évora. Esta colaboração entre a NOVA FCT e a UÉvora resulta da cooperação entre as diferentes unidades regionais de investigação do Centro de Investigação MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.