Faculdade

Departamento

Combate Micro-Biológico contra Mosquitos - Aplicação Prática nos Tanques da FCT

03-07-2013

O grupo GUECKO tem levado a cabo um controlo dos mosquitos durante os meses de verão, utilizando Bacillus thuringiensis israelensis. Esta variedade (estirpe) de B. thuringiensis foi desenvolvida especificamente para matar larvas de dípteros, ordem à qual pertencem os mosquitos, pelo que teoricamente deverá ter um pequeno impacte sobre outros invertebrados.

O Deptº de Parasitologia Médica do IHMT / UNL dispunha de uma quantidade elevada deste produto, suficiente para se efectuar todos os tratamentos necessários até ao final do ano, que foram gentilmente ofercecidos à FCT. A equipa do GUECKO encarrega-se de monitorizar continuamente o desenvolvimento das populações de mosquitos nos tanques, manter contactos com os colegas peritos em mosquitos do IHMT para aconselhamento geral e fazer as pulverizações necessárias.

O número de pulverizações será decidido em função da evolução das culturas, porém eventualmente poderão ter que ser feitas com intervalos de 2 semanas. A primeira pulverização foi feita no dia 27 de Junho por duas pessoas do GUECKO (Sofia Branco e Mª Rosa Paiva).

Porém este método não deverá ser usado prolongadamente, pelo que é indispensável implementar uma solução definitiva tão depressa quanto possível.

O Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente agradece o apoio do Deptº de Parasitologia Médica do IHMT, UNL