Faculdade

Departamento

Investigador da FCT NOVA destaca o problema da erosão costeira e a gestão do litoral

19-04-2018

José Carlos Ferreira, Professor do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA, deu um conjunto de entrevistas sobre a problemática da erosão, alterações climáticas e gestão do litoral.

As medidas de urgência tomadas para salvaguardar o litoral português após períodos de maior erosão são insuficientes para impedir danos materiais e pessoais no futuro, havendo necessidade de continuidade na gestão e de um grande investimento, alertam especialistas.

"Nos últimos 20 anos sempre que há uma tempestade há investimento de urgência, mas depois não há continuidade nesse tipo de soluções e investimentos. Precisamos que a política seja contínua", disse à agência Lusa o docente, tendo acrescentado que, na sua opinião "o plano da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para o litoral é um plano adequado, mas é preciso que a ação do Governo seja levada a sério".

De acordo com o Investigador da FCT NOVA é necessário que exista uma política contínua "de renaturalização e restauro dos ecossistemas da zona costeira e também de retirada a pouco e pouco das áreas de risco". E ainda que as questões relacionadas com o ordenamento territorial sejam levadas a sério.

Pode consultar as entrevistas dadas em: