Elementos do DCEA integram a equipa vencedora do “Prémio Ideias Verdes Fundação Luso - Expresso 2011”

27-10-2011

O Prémio Ideias Verdes, no valor de 50.000,00 euros, foi entregue pelo Dr. Francisco Pinto Balsemão no dia 29 de Setembro no âmbito do Greenfest, que decorreu entre 28 de Setembro e 2 de Outubro de 2011 no Centro de Congressos do Estoril.

O projecto vencedor, denominado por "PERDA – Projecto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar", tem como objectivo a investigação e a comunicação ambiental centradas na análise do desperdício alimentar em Portugal, focando as suas dimensões ambiental, económica, social e ética. Visa estimular a mudança de comportamentos, e concentrar-se-á nos três grandes segmentos do sistema alimentar: produção agrícola, distribuição e consumo. A equipa é composta por sete investigadores, de estabelecimentos académicos e áreas de estudo diferentes: Sofia Guedes Vaz, Graça Martinho e Ana Isabel Silveira da FCT-UNL, Iva Miranda Pires da FCSH-UNL, Cláudia Soares da Universidade Católica, David Sousa e Susana Valente do ICS-UL.

No mundo Ocidental comemos muito, comemos mal e desperdiçamos muita comida. Esta é uma situação que não faz sentido num mundo onde um sexto da população mundial tem fome e onde um terço dos problemas ambientais advém da produção e consumo de alimentos. Esta produção e consumo, associados ao sistema alimentar dos países Ocidentais, está assente numa cultura em que se ignora a pressão sobre os ecossistemas, tanto pela exploração de recursos naturais, como pelos desperdícios gerados, e em que não se dá ênfase a questões de equidade, intra e inter-geracionais.

Este projecto de investigação e sensibilização pretende analisar esta questão em Portugal, nas suas duas dimensões mais relevantes: a social e a ambiental. O objectivo é potenciar uma reflexão, individual e colectiva, política e social, sobre a relação dos portugueses com a alimentação e desperdício associado, contribuindo para que esta se torne mais sustentável. A análise centrar-se-á nos três principais segmentos do sistema alimentar – produção agrícola, distribuição e consumo – e incidirá, por um lado, sobre dados estatísticos existentes e, por outro, sobre entrevistas a uma amostra seleccionada de actores intervenientes em cada uma destas fases. Subjacente a este objectivo está a convicção de que um processo para a mudança tem que assentar em motivações, não só extrínsecas, mas essencialmente intrínsecas, que só se potenciam com a reflexão. A contribuição para uma reflexão alargada sobre o sistema alimentar português, assenta numa estratégia de comunicação permanente ao longo de todo o projecto.

Autora do Projecto: Sofia Guedes Vaz (FCT-UNL, CESTRAS) Membros da Equipa: Graça Martinho e Ana Isabel Silveira (FCT-UNL), Iva Miranda Pires (FCSH-UNL), Cláudia Soares (Universidade Católica), David Sousa (FL-UL, CESTRAS), Susana Valente (ICS, CESTRAS).