Universidade Nova quer colocar alunos e professores a pedalar por Lisboa

21-11-2011

Por agora, o projecto-piloto “NOVAmente a Pedalar” vai contar com dez bicicletas, as quais poderão ser alugadas a um euro por hora. O objectivo consiste em promover o veículo de duas rodas como um transporte a ter em conta pelos universitários, estando na calha a atribuição de prémios, a partir do ano que vem, aos que alugarem mais vezes as bicicletas.

Pedalar pelas ruas de Lisboa, não por lazer mas para as deslocações casa-escola ou casa-emprego, já deixou de ser visto como uma excentricidade, de tal forma que é um meio de transporte que cada vez tem mais aderentes. Tendo em conta esta nova realidade, a Universidade Nova de Lisboa, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, lançou para este ano-lectivo (2011-2012) um projecto-piloto que convida os alunos, professores e funcionários do campus universitário de Campolide (da Nova) a sentarem-se num selim e a pedalar em prol de um ambiente sustentável. E já agora, enquanto circulam por Lisboa vão fazendo exercício físico.

Os objectivos podem parecer um pouco ingénuos a quem não está habituado a andar de bicicleta pela cidade, até porque o aluguer custa um euro por hora, mas para Miguel Cambão, dos serviços de manutenção e espaços verdes da Nova, o projecto faz todo o sentido num ambiente universitário. Quer seja “para ir às compras, ao cinema, a outra faculdades”, a bicicleta é, para este engenheiro agrónomo, “um meio de transporte com liberdade extrema”, salienta ao jornal Público.

Para os alunos que vêm de outros países – ao abrigo do programa Erasmus, por exemplo –, o serviço de aluguer destes veículos pode mesmo assumir-se como “uma forma simpática e económica de conhecer a cidade”. Além das cinco mil pessoas que passam pelo recinto universitário de Campolide, a Universidade Nova pretende, no futuro, alargar o serviço a outras das suas instalações, como a que existe no Monte da Caparica, na margem Sul de Lisboa. Aliás, o grande objectivo é o de tornar o serviço permanente e alargá-lo a todo o universo de alunos, professores e funcionários da instituição.

Por agora, quem quiser alugar as bicicletas só tem de se dirigir aos serviços de segurança do campus de Campolide e mostrar um cartão de identificação, podendo-o fazer entre as sete horas da manhã e as nove da noite (período em que o aluguer se encontra disponível).

Em jeito de incentivo e para aumentar a procura, a Nova vai ainda promover uma campanha de prémios, a partir de Janeiro do ano que vem (e atribuídos a cada trimestre), para os frequentadores mais assíduos, os quais poderão ainda contar com descontos de 31 por cento na compra de bicicletas que sejam do mesmo modelo que o disponibilizado pelo projecto “NOVAmente a pedalar”.

in "Redacção portal arquitecturas"