Faculdade

Notícias

Projeto Torres ao Centro recebe 1º Prémio de Mérito A21L

11-01-2013

O projeto Torres ao Centro - Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras, que contou com a colaboração da equipa do Prof. Doutor João Farinha do DCEA, foi distinguido com o 1º Prémio de Mérito da Agenda 21 Local no passado dia 15 de dezembro, no auditório do Instituto Superior Politécnico do Oeste.

 

O “Prémio de Mérito da Agenda 21 Local” foi criado para distinguir os projetos que se tenham destacado no contributo para as diversas dimensões do desenvolvimento sustentável do concelho de Torres Vedras. Ao conjunto de projetos que tiveram desenvolvimento em 2012, foi aplicado um conjunto de critérios adaptados do Project Check, um método de análise do Projeto de Investigação Europeu “Train to LA 21”, que coloca em realce os méritos de cada projecto relativamente à sua contribuição para o desenvolvimento sustentável segundo quatro componentes: (i) Economia, (ii) Ambiente e Recursos Naturais, (iii) Sociedade e Cultura, e (iv) Responsabilidade Global.

O mérito do projeto resulta da soma da pontuação obtida em cada uma das componentes de sustentabilidade tendo-se destacado o projeto Torres ao Centro (1º prémio), o novo Centro de Educação Ambiental (2.º prémio) e a Rota Histórica das Linhas de Torres (3.º prémio).
A equipa do Prof. Doutor João Farinha do DCEA integrou durante 4 anos, na pessoa da Engenheira Carmen Quaresma, a equipa responsável pela gestão e implementação do Programa de Ação "Torres ao Centro - Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras".
Em 2008, a mesma equipa do DCEA, colaborou na elaboração da candidatura do Torres ao Centro ao instrumento de política “Parcerias para a Regeneração Urbana" do Quadro de Referência Estratégico Nacional, tendo obtido a maior pontuação no conjunto das candidaturas submetidas no mesmo aviso de abertura de concurso.

Para mais informações sobre o Torres ao Centro consultar http://www.torresaocentro.com