Projecto Electroacross: testemunho das Investigadoras

03-05-2013

Testemunho de Nazaré Couto (Investigadora Post-doc) e Paula Guedes (Aluna do programa Doutoral em Ambiente

"No âmbito do projecto Electroacross, “Electrokinetics across disciplines and continents: an integrated approach to finding new strategies to sustainable development” coordenado pela Professora Alexandra B. Ribeiro, tivemos a oportunidade de, enquanto membros da equipa do CENSE-DCEA, trabalhar como Investigadoras convidadas no Key Laboratory of Soil Environment and Pollution Remediation, Institute of Soil Science Chinese Academy of Sciences (ISSCAS), em Nanjing, China (Fig. 1).

Entre 9 de Outubro de 2012 e 21 de Fevereiro de 2013 aprofundamos o conhecimento sobre o processo electrocinético (EK) isoladamente e em conjunto com fitotecnologias para a remediação de solo contaminado com arsénio e antimónio. Em simultâneo estudou-se a influência de EK no comportamento dos nutrientes no solo assim como na actividade microbiana e enzimática.

Esta oportunidade de intercâmbio foi muita positiva para o desenvolvimento e futura investigação na área das tecnologias híbridas dado que a equipa chinesa promoveu um grande desenvolvimento da tecnologia EK acoplada a fitorremediação sendo, portanto, uma técnica pioneira em Portugal. O responsável da equipa que nos acolheu, Prof. Dong-Mei Zhou, tem uma vasta experiência na electro-remediação e química de solos fomentando também estudos de carácter holístico e multidisciplinar na área do ambiente. A maior parte da sua equipa (Fig. 2) é constituída por alunos de Mestrado e de Doutoramento que desenvolvem trabalhos interessantes e diversificados.

A nossa experiência no ISSCAS revelou-se desafiante mas também muito gratificante tanto a nível profissional como pessoal. Esta oportunidade aumentou o nosso conhecimento científico no que toca à utilização de tecnologias híbridas e permitiu o alargamento dos nossos horizontes através da utilização de diferentes abordagens aos problemas ambientais. A oportunidade de morar na China permitiu-nos aprender muito sobre uma cultura muito diferente e extremamente interessante (Fig. 3). Adoramos a experiência!