Comemoração dos vinte anos da publicação do livro Ecologia

12-06-2013

No dia 12 de Junho, pelas 17h00, João Joanaz de Melo, Professor Universitário e Presidente do GEOTA apresentará na comemoração dos vinte anos da sua publicação, o livro Ecologia, numa sessão a realizar na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Com este livro, inovador e pedagógico pretenderam os autores, fazer uma abordagem geral da problemática da ecologia e ambiente apresentando, quer as questões de filosofia e princípio, quer dados factuais.

Foram retratados os principais problemas de ambiente e desenvolvimento, descrito o estado do ambiente em Portugal, nas suas componentes ecológica, ordenamento do território, qualidade ambiental e relações com os setores económicos. Discutiu-se o direito e os princípios da política do ambiente, a nível nacional, europeu e global. Fez-se ainda uma retrospetiva dos movimentos ecologistas e de defesa do ambiente nas suas múltiplas componentes, em Portugal e no mundo. Analisou-se, por último um novo modelo de desenvolvimento para a nossa sociedade.

Vinte anos depois ainda pertinente, aplicável, e atual?

João Joanaz de Melo é licenciado e doutorado em Engenharia do Ambiente e agregado em Sistemas Ambientais, pela Universidade Nova de Lisboa.
É professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, onde desenvolve atividades de ensino, investigação e consultoria, em matéria de gestão ambiental, eco design, avaliação de impactes ambientais, eficiência energética e instrumentos económicos no ordenamento do território, entre outras temáticas.
Tem dedicado especial atenção à relação Universidade-empresas, através da investigação aplicada e da orientação de teses e projetos junto de entidades externas. Além do livro ³Ecologia² é autor de centena e meia de artigos publicados em conferências, livros e revistas científicas.

Amante da Natureza desde sempre, continua a colaborar como voluntário em atividades ambientalistas, principalmente no GEOTA, sendo, atualmente, o seu presidente.

Mais informações sobre as ações já realizadas em http://www.apambiente.pt/.

Estas conferências estão abertas a todo o público interessado e decorrem no auditório da APA, Av. Almirante Gago Coutinho, 30, em Lisboa.