Intercâmbio apoiado pelo programa Ciência Sem Fronteiras

30-08-2013

Edneida Rabêlo Cavalcanti, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), esteve connosco no periodo de Março a Agosto de 2013, ao abrigo de um doutoramento sanduíche, apoiada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, financiado pelo governo brasileiro através do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq).

A doutoranda é investigadora da Fundação Joaquim Nabuco onde tem desenvolvido um extenso trabalho de reconhecido mérito na área do combate à desertificação na componente socio-ecológica. Também integra o Núcleo de Gestão ambiental da Faculdade de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Pernambuco (NGA /FCAP /UPE) e é sócia fundadora da Organização Não Governamental Associação Águas do Nordeste (ANE).

Desenvolve presentemente um doutoramento em questões de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos orientada pelo Profo Jaime Joaquim da Silva Cabral (UFPE) e co-orientada pela Profa Lia Maldonado Teles de Vasconcelos (UNL) a tese intitula-se Variabilidade climática - análise dos impactos e vulnerabilidades com vistas ao fortalecimento da capacidade adaptativa das comunidades locais na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe/PE.

Durante a sua estadia Edeneida Calvacanti proferiu vários seminários e foi um elemento activo no Laboratório Interdisciplinar de Conhecimento, onde colaborou nos trabalhos envolvendo outros orientandos de doutoramento e mestrado da UNL. Nesta hora da partida desejamos-lhe as maiores felicidades na conclusão desta etapa, esperando voltar a vê-la na continuidade desta parceria reforçada.