Faculdade

Notícias

Atividade humana e alterações climáticas

30-09-2013

A 27 de Setembro, o Painel Intergovernamental de Cientistas para as Alterações Climáticas (IPCC) lançou, em conferência de imprensa, o mais importante relatório científico sobre a ciência climática (sumário). A conclusão é unanime: as alterações climáticas estão a acontecer, o maior causador são as atividades humanas. As previsões devem-nos deixar muito preocupados, mas ainda é possível evitar o pior.

Este 5º relatório foi elaborado por mais de 800 cientistas e beneficia de modelação mais avançada e de uma maior compreensão sobre as alterações climáticas por comparação com relatórios anteriores. Hoje foi lançado o relatório relativo ao grupo de trabalho sobre ciência climática. Durante 2014, serão lançados os relatórios relativos aos outros grupos de trabalho sobre impactes das alterações climáticas (em março 2014) e mitigação das alterações climáticas (abril de 2014). Em outubro de 2014, será lançado, por último, o relatório global de síntese.

O relatório sobre ciência climática, hoje divulgado, aborda diversos aspetos, entre eles a velocidade atual e futura a que o planeta está a aquecer, os impactes sobre as comunidades e biodiversidade e as principais medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Francisco Ferreira, professor do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT/UNL, também responsável pela área de energia e clima na Quercus, explicou o seu conteúdo no programa “Bom Dia Portugal” (aqui) da RTP1.