Faculdade

Notícias

O seu carro apareceu sujo de manhã? A varanda está cheia de pó? Observa no horizonte uma faixa amarela?

25-09-2013

O seu carro apareceu sujo de manhã? A varanda está cheia de pó? Observa no horizonte uma faixa amarela? Portugal pode estar sob a influência do transporte de poeiras vindas do Norte de África. Consulte a previsão diária efetuada pelo DCEA-FCT/UNL

Ocasionalmente observa-se na atmosfera a presença de poeiras em suspensão (identificáveis pela tonalidade amarelada do céu) que podem estar associadas a tempo seco. Por vezes ocorre mesmo uma ‘chuva de lamas’ que deixam as superfícies expostas ao ar cobertas de poeira. Estes eventos naturais têm a mesma génese, constituem massas de ar que são formadas sobre grandes regiões áridas, como os desertos do Sahara e Sahel. Estas são transportadas pela circulação atmosférica, podendo alcançar regiões distantes e ter impacte na qualidade do ar que respiramos e consequentemente na saúde humana.

A monitorização diária destes fenómenos é importante permitindo prever elevadas concentrações de partículas em suspensão (PM10) sobre o território nacional. Neste âmbito e sempre que seja prevista a ocorrência de intrusão de massa de ar contendo estas partículas em suspensão na atmosfera, com possibilidade de afetar a qualidade do ar em uma ou mais regiões de Portugal, devido a um acréscimo nas concentrações de PM10.

O grupo de qualidade do ar ambiente do DCEA-FCT/UNL efetua, para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA, I.P.), a previsão e divulgação da ocorrência deste fenómeno natural. Consulte-a no sítio da APA ou subscreva a mailing-list (previsaoen@gmail.com).