Faculdade

Notícias

Semana Europeia da Mobilidade - Encontro Internacional sobre a Qualidade do Ar

25-09-2013

O Prof. Francisco Ferreira e o Eng.º Hugo Tente, do DCEA-FCT/UNL, participaram como orador e moderador respetivamente, no “Encontro Internacional sobre a Qualidade do Ar“, inserido na SEM - Semana Europeia da Mobilidade, que este ano tem como tema “Clean air-it’ s your move”, e que o Pelouro da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa organizou na tarde do passado dia 11 de Setembro (4ª feira).

Este Encontro/ Mesa Redonda teve lugar na Sala do Rei na Estação do Rossio às 14h30m e contou com a participação de diversos especialistas do sector entre os quais (e por vídeo conferência) Lucy Sadler da empresa Sadler Consultants, em Londres, além do Sr. Vereador da Mobilidade da CML, o Prof. Nunes da Silva, e dos oradores de entidades oficiais. Nesta mesa redonda, foram debatidos os aspetos técnicos da qualidade do ar e da melhoria do ambiente urbano e a criação da ZER - Zona de Emissões Reduzidas, criada para condicionar a circulação na cidade dos veículos mais poluentes, de forma a salvaguardar a saúde pública e o cumprimento de legislação sobre qualidade do ar.

As políticas e medidas de melhoria da qualidade do ar na região de Lisboa, bem como a monitorização da sua implementação, têm contado com a contribuição do DCEA-FCT/UNL, no âmbito de um protocolo entre esta entidade e a Câmara Municipal de Lisboa.