TEDxFCTUNL

30-09-2013

Prof. Doutora Júlia Seixas do DCEA participa no TEDxFCTUNL que terá lugar no dia 04 de Outubro no Grande Auditório da FCT.

FRONTEIRAS... espaciais, do conhecimento, pessoais, temporais. Este será o tema da conferência TEDxFCTUNL 2013. Contaremos com oradores de várias áreas, cujas palestras irão certamente enriquecer a audiência.

Apesar de ter apenas um ano, a TEDxFCTUNL já se afirmou como um evento incontornável, que promove a partilha de experiências inspiradoras de oradores de diversas áreas. A edição deste ano vai decorrer no Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, no dia 4 de Outubro.

A TEDxFCTUNL é um evento sem fins lucrativos, independente, que segue o modelo e as orientações da TED.

Júlia Seixas é professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Ensina, há mais de 25 anos, na Licenciatura e Mestrado em Engenharia do Ambiente, nas áreas de tecnologias de informação geográfica e detecção remota em ambiente, e de energia e alterações climáticas. No grupo de investigação CENSE, os seus interesses têm focado o ciclo do carbono, com ênfase para a Península Ibérica, bem como a interface entre energia e alterações climáticas. Recentemente, tem dedicado a investigação ao desenho de futuros de baixo carbono, em particular ao estudo integrado do sistema energético português, considerando opções de mitigação e a vulnerabilidade dos recursos endógenos devida a mudanças climáticas futuras. Tem como convicção que o bem estar das sociedades deve suportar-se na interferência mínima com os ciclos naturais, e que a inovação tecnológica, económica e social tem a capacidade de fornecer as soluções para este objectivo. Orienta jovens cientistas que usam a modelação de sistemas como principal ferramenta de trabalho, em particular, o modelo de optimização de base tecnológica TIMES, ao qual acrescentam novas interfaces de funcionalidades e conhecimento de macroeconomia, ambiente e de comportamentos. A investigação desenvolve-se em colaboração com a comunidade internacional de utilizadores do TIMES, no seio da ETSAP-IEA (International Energy Agency), através de projetos e iniciativas conjuntas. Tem mais de 50 publicações em revistas e conferências com arbitragem. Nos últimos 10 anos, tem sido convidada pelo governo português para coordenar estudos de suporte a políticas públicas (e.g. Plano Nacional de Alterações Climáticas, Roteiro Português de Baixo Carbono, Avaliação prospectiva da competitividade das tecnologias renováveis). É frequentemente convidada por organizações públicas e privadas para fazer apresentações sobre alterações climáticas e economia de carbono. Colabora em programas de doutoramento com outras Universidades, na área da Sustentabilidade e Alterações Climáticas.