Workshop Participativo ─ Avaliação Voluntária de Sustentabilidade pelas Partes Interessadas de Organizações Públicas

03-09-2014

No seguimento de vários trabalhos de investigação realizados na área da avaliação e gestão ambiental em organizações públicas, a equipa do CENSE, Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), em parceria com o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL), está presentemente a coordenar o projeto de investigação “SPS – Modelo de Avaliação de Desempenho e Benchmarking de Sustentabilidade do Sector Público”.

O principal objetivo do projeto SPS é a construção, e aplicação ao caso português, de um modelo de avaliação de desempenho da sustentabilidade do sector público, não apenas a nível operacional, mas também a nível estratégico. Poderá encontrar mais informação sobre o projeto SPS no seguinte sítio da Internet:  http://sps.isegi.unl.pt/

No âmbito deste projeto, realizou-se no passado dia 1 de Setembro um Workshop Participativo com funcionários da Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa (DGAIED). Este Workshop teve como objetivo validar uma seleção preliminar de indicadores/práticas para avaliação voluntária de desempenho de sustentabilidade de organizações públicas pelos funcionários. A avaliação dos indicadores/práticas foi feita de forma individual mas os participantes estavam aleatoriamente divididos por grupos de modo a trocarem ideias.

O Workshop decorreu nas instalações da DGAIED e contou com a participação de cerca de 20 funcionários.