Faculdade

Notícias

Projeto de literacia oceânica com colaboração da FCT NOVA vence Energy Globe Award Portugal 2018

26-06-2018

Equipa do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA, integra o projeto “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000”, resultado de uma candidatura conjunta dos Municípios de Torres Vedras e Lourinhã ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), que venceu a edição portuguesa do Energy Globe Award 2018. Este prémio recebe mais de 2000 submissões anuais, em 182 países participantes, sendo um dos mais prestigiados prémios ambientais a nível mundial. Distingue projetos locais, nacionais ou mundiais que visam a gestão sustentável e a preservação de recursos.

Os “Embaixadores pela Biodiversidade”, uma das ações que integram este projeto, visam fomentar o envolvimento da comunidade de Torres Vedras e da Lourinhã, de forma que seja dinamizada e capacitada para valorizar e preservar a riqueza natural daqueles municípios.

Para tal, desde janeiro de 2017, desenvolveram-se ações de sensibilização para toda a comunidade (aulas de campo, concursos, limpezas de praia, gincanas, etc.), elaborou-se uma Exposição Itinerante sobre os vários habitats locais, as tradições do mar e a biodiversidade pré-histórica e, também, um Guia de Atividades Educativas, no qual os educadores formais e não formais se poderão apoiar para continuar a posterior sensibilização e educação dos valores naturais, aumentando a literacia sobre os mesmos.

Esta ação é coordenada por uma equipa do DCEA e do MARE-NOVA, orientada pelo Professor Doutor José Carlos Ferreira e pela Professora Doutora Lia Vasconcelos, sendo, atualmente, constituída pelos investigadores Flávia Silva, Renato Monteiro, Cláudio Macedo Duarte, Filipa Ferreira e Ricardo Resende.