Faculdade

Notícias

Equipa de investigadores representam a FCT NOVA/MARE no V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

29-04-2019

A FCT NOVA/MARE esteve presente no V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa no arquipélago dos Bijagós de 14-18 de abril, na Guiné-Bissau.

A equipa constituída por oito elementos – Lia Vasconcelos, Flávia Silva, Filipa Ferreira, Renato Monteiro, Cláudio Duarte, Ricardo Resende, Paula Sobral e Mónica Mesquita – participou ativamente no Congresso que contou com 416 participantes de 9 países. Apresentou 7 comunicações, 1 minicurso e 1 mesa redonda, o que permitiu dar a conhecer o trabalho desenvolvido no DCEA em educação ambiental, nomeadamente as abordagens inovadoras que têm sido testadas nos últimos anos, tendo permitido uma reflexão critica e gerado debates intensos.

Durante a estadia, a equipa teve a oportunidade de contactar com a realidade das comunidades locais (tabancas) tendo estado para além da ilha de Bubaque onde decorreu o Congresso, nas ilhas de Canhabaque, Formosa, Angurman, Orango e Uno, tendo visitado 12 tabancas. O arquipélago é constituído por 88 ilhas, possuindo três áreas protegidas e estando classificado pela UNESCO como Reserva da Biosfera. Este contacto permitiu constatar os efeitos nefastos das alterações climáticas neste ecossistema ímpar que possui uma cultura ancestral que tem permitido gerir sustentavelmente a biodiversidade local.

O VI Congresso irá realizar-se em Cabo Verde em 2021, com o Alto Patrocínio da Presidência de Cabo Verde, bem como do Governo do país, e versará o tema “Os Oceanos”.