Faculdade

Notícias

waste@NOVA parceiro do projeto (Des)construir para a Economia Circular (EEA Grants)

22-12-2020

No dia 3 de dezembro de 2020 realizou-se a sessão de apresentação do projeto (Des)construir para a Economia Circular (Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, financiado pelo programa EEA Grants), que terá a duração de dois anos, e cujo promotor é a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

O principal objetivo deste projeto é promover uma estratégia regional para a reutilização de produtos e componentes da construção, bem como a reciclagem dos resíduos de construção e demolição, reduzindo assim o impacto ambiental deste setor de atividade económica e promovendo a sua circularidade.

A FCT NOVA é parceira deste projeto, através do laboratório waste@NOVA, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, participando na maioria das atividades que serão desenvolvidas, mas com destaque para a coordenação do WP 7 – informação, sensibilização e formação.

Além da FCT NOVA, participam no projeto os seguintes parceiros nacionais e europeus: LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Instituto Politécnico de Portalegre, Resialentejo EIM, Associação Smart Waste Portugal, RDF Construções Lda., Cercibeja, International Development Norway (Noruega), National Centre for Sustainable Production and Consumption (Roménia) e ENVIROS s.r.o. (República Checa).