Faculdade

Notícias

Curso de Formação Online em “Biorresíduos – Simulador de cenários de separação e reciclagem na origem e recolha seletiva”

14-01-2021

Descrição do Curso

Biorresíduos – “Simulador de cenários de separação e reciclagem na origem e recolha seletiva” é um curso de formação online que tem por objetivo a capacitação dos participantes para a utilização de um simulador desenvolvido para a construção e comparação de cenários de separação e reciclagem na origem e recolha seletiva de biorresíduos, nas vertentes técnica, económica e ambiental, no período 2020-2030, no âmbito do ”Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos”.

Este curso de formação online destina-se a quadros técnicos das câmaras municipais e associações de municípios com responsabilidades na gestão dos serviços municipais de resíduos urbanos, que tenham beneficiado do apoio no âmbito do programa referido anteriormente. Poderão também participar os profissionais que integrem as entidades externas que prestam apoio aos municípios no desenvolvimento dos seus planos mediante autorização das entidades.

Esta iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente do Ministério do Ambiente e Ação Climática, financiada pelo Fundo Ambiental.

A formação é da responsabilidade da Prof.ª Doutora Ana Silveira, Coordenadora, e do Prof.º Doutor Joaquim Pina, com a colaboração do doutorando João Brito Ana, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA).

Programa

O programa consiste em dois módulos:

Módulo 1: Visão teórico-prática sobre o planeamento de sistemas de recolha de biorresíduos. Neste módulo, serão privilegiados os fundamentos do modelo de decisão, o qual incorpora informação multifacetada e quantifica as opções quanto à eficácia e viabilidade num quadro de síntese com critérios de diferente natureza.

Módulo 2: Componente de cariz prático, onde será desenvolvida a implementação e mensuração do modelo discutido, procedendo-se à utilização do simulador para a construção de cenários e seleção da melhor alternativa nas vertentes técnica, económica e ambiental.

Cada módulo terá a duração de 3,5 horas, num total de 7 horas de formação, via plataforma Zoom.

O primeiro módulo será realizado à 5ª feira, das 14 às 17,30 horas e o segundo módulo na 3ª feira seguinte, no mesmo período da tarde.

Será disponibilizado apoio para esclarecimento de dúvidas relacionadas com a utilização do simulador em sessões Extra Formação (ver Tópico abaixo).

A formação inclui a disponibilização das apresentações utilizadas durante o curso.

Foram realizadas 6 edições desta formação, distribuídas entre janeiro e março de 2021 e limitadas a 30 participantes por edição.

A 7ª e última edição desta formação será realizada em abril.

 

Inscrições na Formação

As inscrições são gratuitas, limitadas a um participante por entidade quando representa um município ou até quatro participantes quando a entidade representa mais de um município, no conjunto das edições de formação. Em qualquer dos casos, a entidade tem de ter beneficiado do apoio no âmbito do programa referido anteriormente. Os participantes são técnicos das entidades ou representantes autorizados.

As inscrições são aceites por ordem de inscrição, são efetuadas através do preenchimento de formulário de inscrição online, e estão sujeitas a confirmação por email.

 Inscrições na Formação

Para se inscrever clique na data

1ª edição - 21 e 26 de janeiro  

 2ª edição - 4 e 9 de fevereiro

3ª edição - 18 e 23 de fevereiro

4ª edição - 4 e 9 de março

5ª edição - 11 e 16 de março

6ª edição - 18 e 23 de março

7ª edição - 15 e 20 de abril (inscrições até 13 de abril)

Sessões Extra Formação

É, também, disponibilizado apoio para esclarecimento de dúvidas relacionadas com a utilização do simulador em horário Extra Formação, via plataforma Zoom, por agendamento e envio prévio das questões para o email biorresiduos.formacao@campus.fct.unl.pt. Este apoio destina-se às entidades beneficiárias do “Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos” e representantes autorizados, independentemente de terem ou não participado nos Cursos de Formação.

 Apoio Extra Formação

12 de fevereiro 11.00-12.30h

26 de fevereiro 11.00-12.30h

12 de março 11.00-12.30h

19 de março 11.00-12.30h

26 de março 11.00-12.30h

23 de abril 11.00-12.30h

 

 Secretariado

Email: biorresiduos.formacao@campus.fct.unl.pt 

Tel.: 912112032