Embaixadores pelo Mar – Valorização dos Valores Naturais e Culturais Locais do Litoral Atlântico de Almada

21-09-2021

O projeto “Embaixadores pelo Mar” é um projeto de literacia oceânica e costeira onde se pretende a promoção e divulgação, através de ações de educação/formação, do “valor económico, ambiental, social e cultural da atividade piscatória e surfista” em particular e das comunidades costeiras locais da Costa da Caparica em geral. Este projeto tem como objetivo contribuir para a valorização dos recursos marinhos e costeiros locais, bem como construir uma ferramenta essencial para a sua gestão em prol da sustentabilidade dos oceanos e resiliência das comunidades costeiras.

Pretende criar nas comunidades costeiras um sentimento de orgulho através da valorização dos valores naturas e culturais locais e incentivar um espírito empreendedor. Vai envolver de forma ativa, não só a comunidade educativa, incluindo os jovens das comunidades piscatória e surfista em idade escolar (ensino básico, secundário e superior) como a restante comunidade costeira através das redes de influência que a população jovem detém.

Desta forma, através de metodologias de envolvimento ativo e coconstrução de conhecimento com a comunidade local, pretende-se desenvolver uma estratégia com base na filosofia “conhecer para valorizar e proteger” os valores naturais e culturais locais e “conhecer para atuar” na conservação da natureza e da biodiversidade e nos riscos e alterações climáticas. Pretende-se igualmente valorizar o papel da mulher nas comunidades piscatórias e surfistas.

Ao longo dos 18 meses em que será implementado, o projeto prevê um conjunto de ações dirigidas à comunidade, nomeadamente a elaboração de uma exposição itinerante que circulará pelas escolas das freguesias costeiras, o desenvolvimento de várias ações de formações e campanhas de ação e sensibilização, conferências, concursos escolares, lançamento de uma página de eletrónica de um livro que compila toda a informação desenvolvida no decorrer do projeto, entre outros.

Promovida pela Universidade Nova de Lisboa, é desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Dep.de Ciências e Engenharia do Ambiente, coord. José Carlos Ferreira) e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Dep. Geografia e Planeamento Regional, Coord. Regina Salvador) em colaboração com os centros de investigação MARE e CICS NOVA, este projeto é financiado pelo Programa MAR 2020 através da ADREPES.