Inaugurado Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras com coordenação científica e técnica da FCT NOVA (DCEA) e do MARE/ARNET

08-02-2023

No dia 1 de Fevereiro o diretor da FCT NOVA, Professor José Alferes e a Presidente da Câmara Municipal  de Torres Vedras, Laura Rodrigues, durante  a sessão de inauguração do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras em Porto Novo (Torres Vedras) assinaram um protocolo para dinamização cientifica do referido centro. Esta sessão contou ainda com a presença do senhor secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

Este centro resulta de uma candidatura efetuada ao Mar 2020 e tem como objetivo a divulgação e difusão do conhecimento e da investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras com múltiplas dimensões de atuação e intervenção de cariz formativo, científico e sociocultural.

Pretende-se criar neste local um polo de literacia oceânica e costeira que promova e

potencie a transferência do conhecimento científico e o envolvimento ativo e a capacitação das comunidades locais cuja, cuja coordenação científica e técnica será assegurada pela Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, nomeadamente para as ações de formação e de investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras. O centro de investigação de suporte será o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, através da Unidade Regional da Universidade Nova de Lisboa e o laboratório Associado ARNET – Aquatic Research Network. A coordenação científica estará a cargo do Professor José Carlos Ferreira do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente.

O Município de Torres Vedras e a FCT NOVA com o suporte do MARE/ARNET ambicionam construir um centro de referência mundial de desenvolvimento sustentável azul de base local assente em quatro eixos:

1. Capacitação (Capacitação de estudantes em particular e comunidade costeira em geral,  com os fundamentos e conceitos mais recentes e as estratégias técnicas e métodos mais inovadores em temáticas como a literacia oceânica e costeira, a sustentabilidade e resiliência dos recursos, a gestão integrada de zonas costeiras, a gestão e ordenamento de base ecológica, o planeamento ambiental  e estratégias e planos que visem a resiliência e a sustentabilidade das comunidades costeiras, avaliação e gestão de riscos, estratégias de adaptação ás alterações climáticas,  empreendedorismo azul / economia azul circular, entre outros)
  1. Investigação (Investigar nos domínios do mar e das zonas costeiras através do acolhimento de estudantes de mestrado e doutoramento, que beneficiam de um ambiente integrado de aprendizagem e pesquisa, dada a localização privilegiada do centro; campanhas de investigação sobre os recursos naturais e culturais do litoral.
  1. Experimentação (Através da realização de ações de educação-ação, workshops, Programas de sensibilização e educação cívica e ecológica nas áreas temáticas da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, assim como do património e da cultura marítima, entre outros)
  1.  Partilha (Partilhar o conhecimento por forma a aumentar a literacia oceânica e costeira local assente numa abordagem integrada e centrada nos aspetos da capacitação, educação, consciencialização e sensibilização dos visitantes e residentes, para a temática da valorização e conservação dos recursos costeiros, do património natural e do património cultural do litoral de Torres Vedras e da região Oeste.)

Para já estão acordadas as seguintes atividades:

a)       Preparação da “Sustainable Coastal & Marine School” (escola internacional de verão com apoio da EUCC – The Coastal Union)

b)       Preparação de um Curso de Pós-Graduação Executiva “empreendedor. MAR”

(com o foco numa economia circular azul e no empreendedorismo de base local)

c)       Preparação de um conjunto de Ciclos de Workshops / Seminários / Cursos de curta duração

d)       Definição e construção e um “Observatório do Mar e Zona Costeira” (com o foco nos impactos das Alterações Climáticas nos ecossistemas e comunidades locais. Contribuição para os ODS)

e)       Elaboração de uma estratégia para candidaturas a fundos europeus e nacionais para projetos de investigação-ação de âmbito local

f)        Promoção de um “Laboratório Vivo” para a Sustentabilidade e Resiliência das  Comunidades Costeiras na perspetiva de um desenvolvimento de base local.

g)       Promoção de um Laboratório Vivo para avaliação das soluções com base na natureza para adaptação às alterações climáticas

Pretende-se assim promover uma “Coastal Community Living Lab” transformando a comunidade local e o território costeiro num autentico laboratório de transferência de conhecimento, de discussão e construção de conhecimento partilhado entre a comunidade, os decisores e os cientistas- Para tal utilizar-se-á  técnicas de design thinking e envolvimento ativo das comunidades e processos de “Colaboração e Empowerment”, “Reflexão Crítica” e “Capacitação e aprendizagens coletivas”.

O Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, complementa um outro equipamento, o Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, que contou igualmente com o apoio e suporte cientifico da FCT NOVA e do MARE/ARNET