Implementado Projeto da Agenda 21 de Lisboa: "Tratorino de Família em Família"

15-10-2013

No âmbito da Agenda 21 Local de Lisboa, projeto coordenado pelo Prof. João Farinha com a participação do Eng. André Alves, Eng.ª Carmen Quaresma e Dr.ª Maria José Sousa, realizaram-se os "Apelos 21" que constituem um instrumento de participação que visa fomentar a participação ativa dos cidadãos e das associações locais, no desenvolvimento sustentável dos seus bairros e da cidade.
Como resultado desta iniciativa foram selecionadas cinco "Boas Ideias para a Sustentabilidade". Uma das ideias vencedoras foi o "Tratorino de Família em Família", promovida pela Associação Grupo Esperança Direitos Iguais (AGEDI) da Freguesia da Ameixoeira, tendo sido o projeto apresentado no passado dia 12 de outubro de 2013 no Centro de Desenvolvimento Comunitário da Ameixoeira em Lisboa.
Este projeto decorre de uma necessidade material identificada pela AGEDI, designadamente em várias famílias com familiares em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida que vivem confinadas às suas casas por ausência de elevador. Esta situação assume contornos ainda mais preocupantes, já que grande parte dos moradores dos mesmos edifícios têm uma idade avançada e propensa a futura limitação motora. Em resposta a este problema social surgiu o projeto "Tratorino de Família em Família" que consiste num equipamento amovível facilitador da mobilidade permitindo que todas as pessoas com mobilidade reduzida possam subir e descer as escadas, seja nos prédios que não tenham elevador ou tendo-o, este não esteja adaptado ou não funcione.

Apresentação do projeto "Tratorino de Família em Família" à comunidade no dia 12 de Outubro de 2013.