João António Muralha Ribeiro Farinha

Coordenador do DPG - Cidades Sustentáveis

jrf@fct.unl.pt

Biografia

Doutor em Engenharia do Ambiente, especialidade Ordenamento do Território, equivalência pela Universidade Nova de Lisboa (1990). O Doutoramento (Dr.-Ing.) foi realizado na Universidade de Darmstadt (1989), Alemanha, no Instituto de Ordenamento do Território e Desenvolvimento. Possui também Mestrado em Planeamento Urbano (1983) pela Universidade de Manitoba, Canadá, e Licenciatura em Engenharia Civil (Ramo Urbanismo e Transportes) pelo Instituto Superior Técnico (1978). Foi Assistente de Investigação no LNEC (1984 -87). Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) desde 1990. Exerce à data as funções de Presidente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, da FCT-UNL. Coordena os Cursos de Mestrado em “Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território” e de Diploma de Estudos Pós-Graduados em “Cidades Sustentáveis”, ambos da UNL. Responsável pela integração da componente ambiental em 15 Planos de Urbanização, Planos de Pormenor, Projectos de Loteamento ou estudos urbanísticos. À data coordena a equipa da FCTUNL para elaboração da Avaliação Ambiental Estratégica de 12 Planos de Pormenor localizados no PNSC, para a Câmara Municipal de Cascais. Participou (ou participa) em 8 projectos de investigação nas temáticas do Desenvolvimento Sustentável Local, financiados pelo Estado Português ou pela União Europeia. Envolvido em cerca de 40 Agendas 21 Locais e Planos Municipais de Ambiente em contextos urbanos e rurais. No momento presente coordena, pela FCT/UNL, as Agendas 21 Locais de Lisboa, Ferreira do Zêzere, Abrantes e Área Metropolitana de Lisboa. Responsável por vários cursos de Formação em Urbanismo Sustentável e Sustentabilidade Local. Por exemplo, Curso de Formação Avançada “Auditorias ao Desenvolvimento Urbano Sustentável e Agendas 21 de Bairro” para quadros do Município de Cascais (35 Horas), em 2012, e Curso de Formação em “Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Local”, para quadros do Município de Oeiras (500 horas), em 2009. Organizou, moderou e facilitou mais de 300 Sessões de Participação dos Actores Locais em diversos contextos, nomeadamente em planos de cariz estratégico e em projectos operativos. Orador convidado em numerosas Conferências e Seminários. É consultor de vários municípios.

Websites