Faculdade

Departamento

Fernando Santana

Professor Catedrático
415
10125

Biografia

Fernando José Pires Santana* é Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido Director desta Faculdade de 2006 a 2018, funções que acumulou com as de Presidente da Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente do Uninova - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias e de Presidente do Conselho de Administração do Madan Parque de Ciência. Anteriormente, foi Subdirector da Faculdade e presidiu ao Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente.

 

Enquanto Director da FCT NOVA - a qual sempre considerou existir exclusivamente para servir os estudantes - com base numa avaliação internacional e no âmbito da promoção de uma cultura de desenvolvimento e valorização da actividade da investigação, potenciou a evolução da Faculdade para uma Research Oriented School, bem como o reconhecimento do mérito para efeitos de progressão na carreira académica e a distinção e atracção de jovens cientistas (European Research Council). Neste domínio, apoiou fortemente a participação da Faculdade nas recém criadas Comunidades para a Inovação e o Conhecimento (KIC) da União Europeia, nas áreas de Materiais, de Matérias Primas e das Alterações Climáticas, assim como a parceria (de grande prestígio internacional) com a Nature.

Por outro lado, procurou consolidar a imagem da Escola, aumentando a atractividade dos seus cursos, quer reforçando a sua divulgação e acreditação internacional, quer através de dias abertos (EXPO FCT) participados por milhares de estudantes pré-universitários. Na Área Pedagógica, reformulou a estrutura curricular dos cursos, através da criação do Perfil Curricular FCT, especificidade que hoje distingue a sua oferta educativa pela inclusão de competências complementares e que conduziu a um incremento muito significativo do sucesso escolar médio.

Saliente-se, ainda, o seu apoio às actividades culturais disponibilizadas pela Biblioteca, dirigidas a toda a comunidade e, muito especialmente, à formação cívica e cultural dos estudantes.

Em conjunto com outros Colegas,  fundou a FACIT, uma  associação sem  fins lucrativos  cujo objectivo é ajudar, principalmente,  alunos com dificuldades económicas e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade.

Para além da sua actividade pedagógica e científica na Faculdade de Ciências e Tecnologia, é Presidente da Academia de Engenharia, Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros,  Membro do Conselho Nacional da Água e  Membro do Conselho do Euro-CASE (European Council of Academies of Applied  Sciences, Technologies and Engineering ) . Foi Director Nacional do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES), e, por designação do Ministro da Saúde, foi Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta.

Teve uma participação activa na criação do Colégio de Engenharia do Ambiente (Ordem dos Engenheiros), tendo presidido à sua Comissão Instaladora.

Representou o Ministério do Ambiente no órgão directivo do Gabinete que, por parte do Estado, negociou a concessão e, posteriormente, supervisionou a construção da Ponte Vasco da Gama. 

Em 2015 foi condecorado por S.E. o Presidente da República com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, tendo, em 2016, sido distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a  Medalha de Ouro da Cidade.

É Director do Jornal Água & Ambiente.

 

*   Engenheiro Civil (Universidade de Luanda), Master of Science em Engenharia de Saúde Pública (Imperial College, Universidade de Londres), Doutor em Engenharia Sanitária (Universidade Nova de Lisboa) e Agregado em Projecto de Equipamentos Ambientais (Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL)