Lia Maldonado Teles Vasconcelos

Professora Auxiliar


440
(+351) 212 948 397 10157
(+351) 212 948 554
ltv@fct.unl.pt

Centro de Investigação

MARE NOVA

Biografia

Lia T. Vasconcelos: Doutorada em Engenharia do Ambiente – Sistemas Sociais (1997); Mestrado (Master in Community Planning (1982), University of Rhode Island, USA); Arquiteta, 1977.

É Professora no DCEA e investigadora do MARE-NOVA. Tem centrado a sua investigação em processos inovadores de decisão nomeadamente desenvolvendo metodologias para mobilizar e envolver multi-stakeholders em processos colaborativos visando novas formas de governância em políticas públicas colaborativas em planeamento e gestão ambiental. Coordena presentemente a componente participativa do Projeto Urban WINS, financiado pela EU (H2020), que visa desenvolver formas colaborativas para a gestão de resíduos envolvendo o cidadão.

Foi responsável pela componente participativa do projeto, MARLISCO - MARine Litter in Europe Seas: Social AwarenesS and CO-Responsibility financiado pela EU (FP7) que visou promover a Consciencialização social e corresponsabilidade da sociedade face ao lixo marinho; este projeto na sua componente Marlisco Portugal foi distinguido com a RRI Tools (Responsible Research Innovation Tools). Coordenou MarGov: Governância Colaborativa Galardão Gulbenkian/Oceanário de Lisboa 2008.

Co-fundadora do WTeamUp, um grupo de acção-investigação em governância http://www.wteamup.com/ . Centra a sua investigação em processos inovadores de decisão, desenvolvendo metodologias para mobilizar e envolver multi-stakeholders em processos colaborativos visando novas formas de governância em políticas públicas colaborativas em planeamento e gestão ambiental. Criou (1999) a disciplina de Métodos Interactivos em Processos de Decisão Ambiental da licenciatura de Engenharia do Ambiente hoje Métodos Interativos de Participação e Decisão (2006) no MIEA.